Pesquisa

Ciclo de seminários abertos "Guerras da Memória" e Porjecção de filme

Share
Share
Data e Hora

Em 2017-03-21, das 17:00 às 23:59

Local

Vários espaços da cidade e da Universidade de Coimbra

Lotação

Não definido

Página oficial
http://www.cd25a.uc.pt/index.php?r=site/page&view=newsevents&p=2418

Organização

Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra

Teatro da Cerca de S. Bernardo

Descrição

O Centro de Documentação 25 de Abril organiza este ano, entre Janeiro e Maio, em colaboração com o CES - Centro de Estudos Sociais, mais um ciclo debates públicos.

Este ano o ciclo terá um formato um pouco diferente dos anteriores. Em diversos seminários abertos, diversos especialistas apresentarão e debaterão perspetivas sob

Será já no dia 21 de Março, terça-feira, pelas 17 horas. Decorrerá na Sala de Seminários (piso 3) do Colégio da Graça (Rua da Sofia, 138), onde já se encontram em funcionamento pleno as novas instalações do Centro.

Sessão 2
A GUERRA COLONIAL E O ANTICOLONIALISMO
Com Diana Andringa, Miguel Cardina e Bruno Sena Martins.
21 de Março, terça feira, 17 horas, Piso 3 - Colégio da Graça.

À noite, às 21H30, no Teatro da Cerca de São Bernardo haverá projeção do filme

OPERAÇÃO ANGOLA FUGIR PARA LUTAR, de Diana Andringa, seguida de debate com a presença da realizadora

Esta sessão é ralizada  em colaboração com o TCSB

+ informação sobre o filme

BREVES CVS DOS INTERVENIENTES:

DIANA ANDRINGA - Nascida em Angola, veio ainda criança para Portugal. Activista na imprensa associativa estudantil, trocou a Medicina pelo Jornalismo e, em 1968, entrou para a revista Vida Mundial, da qual sai no âmbito de uma demissão coletiva. Desempregada, trabalhou como copywriter de publicidade. Presa pela polícia política em Janeiro de 1970, acusada de apoio à luta de libertação de Angola, foi condenada a 20 meses de prisão. Regressa depois ao jornalismo. Entre 1972 e 1973 viveu em França, onde frequentou o curso de Sociologia da Universidade de Vincennes, que não terminou. Após o 25 de Abril de 1974 regressou à Vida Mundial e em 1978 entrou para a RTP, onde, anos mais tarde, se iniciou no documentário. Actualmente é documentarista independente.

MIGUEL CARDINA - Investigador do Centro de Estudos Sociais. É atualmente vice-presidente do Conselho Científico do CES e foi membro da coordenação do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) entre 2013 a 2106. Recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação) na qualidade de coordenador do projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times». É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

BRUNO SENA MARTINS - É Licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Desempenha no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico e de Co-coordenador executivo do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies." Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, colonialismo, deficiência e memória, sobre os quais tem vasta obra publicada. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica.